Header AD

i

Dica de evento gratuito - Cineclube Curta Cinema - O curto-circuito da política: representação e realidade material


O curto-circuito da política que a politica atual vem passando, é tema da segunda edição do Cineclube Curta Cinema. O festival internacional de curtas do rio de janeiro, destaca a política e o cinema como instrumento

A segunda edição do Cineclube Curta Cinema: “O curto-circuito da política: representação e realidade material”, dia 18 de agosto, traz três curtas com a curadoria do critico e professor Daniel Caetano. A programação começa às 19h30m, seguida de debate com o coordenador de programação do Festival Curta Cinema e mestre em filosofia política Paulo Roberto Jr; com o crítico e jornalista Pedro Butcher; com Tamur Aimara, corealizador do curta “Mater Dolorosa”; e o curador e mediador Daniel Caetano. A entrada é gratuita, sujeita à lotação.

Daniel Caetano, conta que o tema dessa edição permite que se coloque em discussão a atual crise política. Ele acredita que os recentes protestos e mobilização da sociedade, sendo de setores partidários ou não, confirmam que existe uma crise de legitimidade da representação política do país e que ela precisa ser discutida. E que isso pode se dar através do audiovisual.

O primeiro curta apresentada será “Em Trânsito”, de Marcelo Pedroso, seguido de “O Porto”, dos diretores Clarissa Campolina, Julia de Simone, Luiz Pretti e Ricardo Pretti. A última obra da noite será “Mater Doloroso”, de Daniel Caetano e Tamur Aimara.

- Os filmes escolhidos, com todas as diferenças que têm entre si, apresentam perspectivas complementares diante desta crise política, que combina fragilidade da representação política, reordenação agressiva e elitizada do espaço social e as consequências violentas sobre a população mais pobre - diz o curador Daniel Caetano. - Assim, o conjunto dos filmes permite levar ao público temas fortes e com estilos variados, completa.

Idealizador do projeto, Ailton Franco ressalta que o Cineclube é um local de reflexão e de  discussão, sendo o Curta Cinema um espaço democrático aberto a todos, sem partidarismo e sem bandeiras, isto é, completamente apartidário. Serão quatro edições temáticas até novembro. Em julho, a proposta foi discutir o feminismo e questão racial. E nesse, a política tendo o cinema como instrumento.

 O projeto é uma iniciativa do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro em parceria com o Oi Futuro, e patrocínio da Oi, Petrobras, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e pela Prefeitura da Cidade do Rio e Janeiro, Secretária Municipal de Cultura.

 Mas atenção, amantes da sétima arte, para garantir a entrada no evento gratuito, que começa às 19:30, é necessário retirar senhas meia hora antes.

Cineclube Curta Cinema – O curto-circuito da política: representação e realidade material

Programação:

Em transito - de Marcelo Pedroso. 19 min. PE. 2013.

Protagonizado por Elias, um morador de rua. O filme ganhou o prêmio de Melhor Curta no VI Janela Internacional do Recife 2013 e já acumula outros seis em oito festivais nacionais.



O Porto - de Clarissa Campolina, Julia de Simone, Luiz Pretti e Ricardo Pretti . 20 min. MG/RJ. 2013.

Cais do Vallongo – Cais da Imperatriz – Porto do Rio – Porto Maravilha: camadas de uma cidade assombrada pelo progresso. Um porto sobre o outro. Uma cidade sobre a outra. Para filmar a cidade hoje devemos olhar, ao mesmo tempo, por de baixo e para além da paisagem. A câmera pode ser uma ferramenta de escavação, revelando várias invisibilidades no espaço e no tempo, sepultadas em territórios esquecidos. Espaços urbanos vazios revelam um projeto político de exploração capitalista, que é camuflado por um discurso idealizado de progresso, que se repete ao longo de nossa história.



Mater Dolorosa - de Daniel Caetano e Tamur Aimara. 12 min. RJ. 2014.

Documentário sobre o velório de um dançarino morto pela polícia carioca e o protesto feito por sua mãe e seus vizinhos.


Data: Quinta-feira, dia 18 de agosto.

Horário: 19h30m

Local: Oi Futuro Ipanema - Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema, Rio de Janeiro

Exibição seguida de debate. Senhas serão distribuídas com 30 minutos de antecedência

Capacidade: 92 lugares

Classificação indicativa: 14 anos




O que você espera ? Comente e dê sua Nota... Ajude o www.setimaart.com e os outros internautas!
Dica de evento gratuito - Cineclube Curta Cinema - O curto-circuito da política: representação e realidade material Dica de evento gratuito - Cineclube Curta Cinema - O curto-circuito da política: representação e realidade material Reviewed by Sétima Art on 00:02:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do Site, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor do www.setimaart.com reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


>

Ads Top