Header AD

i

Capitão América: Guerra Civil


Após a experiência frustrante de "Batman VS Superman", que é recheado de boas ideias e ótimos momentos, mas que sofrem por terem sido pouco amadurecidos durante a concepção do roteiro gerando uma experiência incompleta e cansativa, esse Capitão América Guerra Civil é um bom exemplo do potencial que um filme de super-heróis pode nos proporcionar, levantando questões relevantes do nosso cenário político mundial, entregando uma história crível e bem elaborada, composta por personagens que possuem motivações bem determinadas e verossímeis, além de um senso de humor orgânico e cenas de ação deslumbrantes.

Tendo início com os heróis principais em ação, os irmãos Russo envolvem por aquela que talvez seja sua característica mais marcante: a direção de ação. Mais experientes que em Capitão América 2, os diretores estabelecem uma lógica visual nas cenas de duelo e em toda a mise-en-scene que realmente é invejável, conseguindo narrar de maneira eficiente ações paralelas que se passam em espaços diferentes sem que percamos a geografia da cena e o entendimento do que está acontecendo.

Aliado a isso, temos o roteiro caminhando de maneira inteligente para pôr em evidência as consequências das atitudes tomadas pelos Vingadores, a importância e o eventual perigo que representam. Nesse ponto temos nas motivações dos personagens o motor do filme, e é muito gratificante ver que o roteiro lida com as personalidades dos heróis para traçar suas motivações de maneira extremamente convincente e natural, ao mesmo tempo que tira proveito de toda uma série de filmes produzidos pela Marvel ao longo dos dez últimos anos. Num longa povoado por vários personagens, nenhum deles sai subaproveitado e todos tem o seu momento de se expressar.

Outro aspecto que deve ser destacado é o fato de que não há maniqueísmo no filme. Nenhum dos lados é tido como certo ou errado e mesmo o vilão do filme tem motivações fortes e até comoventes para justificar suas ações. Possivelmente é o filme tematicamente mais sombrio dos heróis Marvel, mas nem por isso deixa de ter a sua dose de humor, que nunca soa forçado ou burocrático.

Os irmão Russo aproveitam o momento do enfrentamento dos heróis para mostrar maior maturidade e elegância ao expor a maneira como os personagens usam seus poderes para superar os de outros, sem que percamos de vista onde os personagens estão em relação aos outros e expondo as consequências de alguns atos tomados.

O desempenho dos atores é muito eficiente e expõe o quanto o elenco é capaz de lidar com conflitos complexos de seus personagens, com destaque à nova dimensão dada à Tony Stark ao decorrer do longa, além de um Homem-Aranha que nunca antes tinha feito parte do universo da Marvel Studios, mas que aqui apresenta a sua faceta mais interessante no cinema.

A música composta por Henry Jackman não se destaca do filme, mas evoca a sensação de urgência ou mesmo de melancolia nos momentos apropriados. A fotografia não sofre da estilização extrema, mas evidencia as cores e valoriza os efeitos visuais que se sustentam muito bem na tela.



Por fim recebemos aquilo que de melhor um longa de super-heróis poderia oferecer, ótimas sequências de ação, bom de desenvolvimento de personagens e atuações, roteiro inteligente e bom humor, além de algumas questões mais sérias, tudo funcionando num equilíbrio invejável.

Direção: Anthony Russo , Joe Russo

Elenco: Chris Evans , Robert Downey Jr. , Scarlett Johansson , Sebastian Stan , Don Cheadle, Paul Bettany, Chadwick Boseman , Anthony Mackie , Jeremy Renner , Elizabeth Olsen , Paul Rudd , Tom Holland, Marisa Tomei , Emily VanCamp , Daniel Brühl , William Hurt , Martin Freeman , John Kani , John Slattery , Alfre Woodard , Jim Rash , Hope Davis

Roteiro: Christopher Markus , Stephen McFeely

Fotografia: Trent Opaloch

Música: Henry Jackman

Montagem: Matthew Schmidt , Jeffrey Ford

O que você espera desse filme? Comente e dê sua Nota... Ajude o www.setimaart.com e os outros internautas!
Capitão América: Guerra Civil Capitão América: Guerra Civil Reviewed by Gustavo Jacondino on 13:46:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do Site, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor do www.setimaart.com reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


>

Ads Top